5 problemas causados pelo acúmulo de tártaro

O acúmulo de tártaro é uma condição comum, que quando negligenciada causa outros problemas 

 

Ao mesmo tempo em que manter a saúde bucal é relativamente simples – basta fazer a higiene bucal diária e ir a consultas preventivas – deixar de tomar o devido cuidado faz com que surjam problemas como o acúmulo de tártaro. 

Mas afinal, o que é o tártaro? É uma placa bacteriana que, por não ser removida, se solidificou. Esta placa bacteriana é composta por restos de comida e resíduos de células. Geralmente essa situação ocorre pela higiene incorreta dos dentes e é caracterizada por ser uma superfície branca, amarelada, ou até mesmo com tons mais escuros, entre os dentes e a gengiva.

 

O acúmulo de tártaro pode causar problemas como cárie, halitose, gengivite, periodontite e, em casos graves, a perda de dentes. 

 

Como prevenir o acúmulo de tártaro?

Basta fazer a higiene bucal de forma correta. Ela consiste em alguns passos:

 

 

  • Use o fio dental: Como primeiro passo da higiene, e um dos mais importantes, o fio dental é frequentemente esquecido. Ele irá tirar os resíduos que a escova não alcança, bem próximos da gengiva e entre os dentes. 
  • Escove os dentes: Prefira escovas de cerdas macias. Elas impedirão que você machuque a gengiva ou desgaste os dentes. Prefira as escovas com cabeça arredondada pois desta forma você alcançará todos os cantos. Utilize um creme dental indicado pelo seu dentista que contenha flúor pois ele evitará que o acúmulo de tártaro retorne.
  • Use enxaguante bucal: Ele alcançará locais que a escova e o fio dental não conseguiram, completando a higiene do dia. 
  • Consulte-se regularmente: A limpeza para remoção de tártaro a cada 6 meses é fundamental para impedir que o problema se agrave. Nas consultas preventivas seu dentista também poderá verificar se existe algum problema bucal oculto e até mesmo esclarecer dúvidas. 
  • Diminua o açúcar e carboidratos: Eles são os alimentos prediletos da placa bacteriana. Reduzindo seu consumo você poderá evitar o acúmulo de tártaro. 

 

E você, já fez a sua consulta preventiva neste ano? Agende agora mesmo o seu horário e cuide da sua saúde!