Aparelho ortodôntico: os cuidados que se deve ter

Quem usa aparelho ortodôntico sabe que nem sempre é simples de cuidar dele. Confira algumas dicas de como tornar essa tarefa em algo mais fácil.

Usar aparelho ortodôntico é um desejo de diversos adolescentes brasileiros. Além de resolver determinados problemas estéticos, o aparelho também auxilia na questão da saúde bucal – porém, para isso, alguns cuidados são necessários.

Confira abaixo algumas dicas que facilitam na hora de cuidar da higiene e manutenção do aparelho ortodôntico:

Escovação

Há disponíveis no mercado várias escovas específicas para quem usa aparelho ortodôntico. Por isso, atente-se sempre a escolher uma que tenha cerdas macias e que possua canaleta central, pois isso facilita na hora da limpeza dos bráquetes (ou os famosos “ferrinhos” do aparelho).

Outro ponto importante é com relação ao sentido da escovação – os movimentos devem ser feitos no sentido horário e de maneira leve, a fim de remover as placas bacterianas e resíduos que ficam entre os dentes.

Fio dental

Num primeiro momento, essa tarefa pode parecer impossível – mas não é bem assim, ok? O uso do fio dental é de extrema importância pelo fato dele prevenir a gengivite, doença muito comum em quem usa aparelho ortodôntico. Além disso, um instrumento chamado passa-fio pode ajudar nessa hora, já que é uma espécie de agulha que se prende ao fio dental que facilita sua passagem entre os dentes.

Fique longe de certos alimentos

Certos alimentos podem ser bastante prejudiciais para quem usa aparelho ortodôntico. Entre eles, estão balas, chicletes e pirulitos, que devem ser evitados ao máximo. Além disso, para quem usa o aparelho fixo, algumas frutas, carnes e vegetais devem ser cortados em pequenos pedaços, pois isso facilita na hora de mastigá-los.

Faça a devida manutenção no aparelho ortodôntico

Para um bom cuidado com o seu aparelho, consultas regulares com o seu dentista devem ser feitas. Por isso, agende a sua aqui na Dedicatta – garantimos ótimos profissionais capacitados para atender você! (41) 3019-8533 | (41) 99803-8351.

Fontes: