Comer bem: como fazer as crianças a se interessarem pela alimentação

Alguns pais possuem grande dificuldade em fazer com que seu filho tenha o hábito de comer bem. Por isso, reunimos algumas dicas de como fazer isso acontecer.

O hábito das crianças em comer bem deve vir, primeiramente, dos próprios pais. Mas nós sabemos que, muitas vezes, não é isso que acontece. A questão é que esse assunto não se trata apenas de estética, mas também de manter uma boa saúde. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informam que cerca de 15% das crianças brasileiras entre cinco e nove anos possuem obesidade – terceiro problema de saúde pública que mais tem gastos.

Diante desse cenário, como fazer com que os pequenos se interessem pela boa alimentação? Nós separamos algumas dicas que irão te ajudar nessa missão:

Alimentos coloridos

Cores variadas transformam o prato da criança em algo mais atraente e faz com que a criança se interesse mais pela sua alimentação.

Refeição em família

Como já comentamos, o exemplo em comer bem deve sempre vir dos pais. Portanto, aconselha-se que a prática das refeições em família seja constante, pois assim a criança pode observar o que seus pais estão fazendo e querer imitar.

Evite bebidas durante a refeição

Segundo a nutricionista Elaine de Pádua, o volume de líquidos ingerido enquanto se come dá a sensação de saciedade. Sendo assim, em algumas situações, a criança se sentirá satisfeita até mesmo antes de começar a comer. Caso ela insista na bebida, prefira sempre água ou suco, mas sempre após o almoço ou janta.

Transforme em brincadeira

Esqueça a ideia de que comer não é brincadeira. Se tem criança que prefere brincar a comer, por que não juntar o útil ao agradável? Então, busque sempre envolver a criança na escolha dos alimentos e no preparo dos pratos. Além disso, usar referências de desenhos animados que elas gostem também ajuda, como é o caso do Popeye e o espinafre.

Além do hábito de comer bem, levar as crianças com frequência ao dentista é muito importante. Assim, a saúde bucal estará sempre em dia. Agende uma consulta aqui na Dedicatta: (41) 3019-8533 | (41) 99803-8351.

Fontes: