Como saber se tenho desgaste dental?

O desgaste dental vai muito além de um problema estético

Antes de saber como identificar quais os sinais de um desgaste dental, é importante saber por que precisamos ficar de olho neste problema. 

Provavelmente você não deve saber, mas o dente é o tecido mais forte de todo o corpo humano. Portanto, quando ele se desgasta é sinal de que tem algo errado acontecendo. Além do mais, os danos causados a ele são irreversíveis, nós podemos apenas lidar com as consequências e tratar para que a situação não se agrave. O desgaste dos dentes pode levar a diversos problemas bucais, chegando a afetar inclusive a gengiva. 

 

Quais são as principais causas do desgaste dental? 

Existem diversos fatores que podem contribuir para o surgimento desta condição, porém podemos aqui citar os principais como sendo:

 

Ingestão frequente de bebidas ácidas

Estas bebidas variam de repositores de eletrólitos consumidos por atletas a bebidas alcoólicas. No caso dos atletas, para diminuir a probabilidade de iniciar o processo de desgaste dental é importante nunca consumir este tipo de bebida com a boca seca. 

Para as bebidas alcoólicas, basta que o consumo seja moderado. Mesmo que elas não sejam muito ácidas, podem causar refluxo e com o passar do tempo iniciar o desgaste dos dentes. 

 

Trabalhos de risco

Pessoas que trabalham na indústria química e entram em contato com gases ácidos podem começar a ter problemas de desgaste excessivo dos dentes caso não use adequadamente os equipamentos de proteção necessários. 

 

Pacientes que tenham refluxo ou transtorno alimentar

O refluxo e transtornos alimentares como a bulimia que causam o vômito frequente também podem afetar muito a sua saúde bucal, pois os ácidos digestivos passarão a ter muito contato com os seus dentes. Neste caso é sempre importante falar com o seu médico para buscar tratamento para todas as condições. 

 

Higiene inadequada

Não é a toa que todo dentista se preocupa com a maneira que cada paciente faz a higiene bucal. A simples aplicação dos procedimentos corretos pode evitar uma dezena de doenças diferentes e em alguns casos, o desgaste dental está entre elas. Se você pressiona demais a escova contra o seu dente e usa muita força, isto pode te causar muitos problemas. Opte por escovas de cerdas macias e evite o uso da força. 

 

Bruxismo

Os pacientes que sofrem de bruxismo rangem constantemente os dentes, principalmente quando estão dormindo, podendo chegar a quebrá-los sem perceber. Ele também irá causar o desgaste dos dentes pois o atrito será muito maior do que o normal. Para estas pessoas o ideal é procurar a ajuda de um profissional que fará placas de silicone a serem utilizadas durante o sono. 

 

Quais são os sintomas mais comuns do desgaste dental? 

Se você percebeu que seus dentes estão ficando muito amarelados; sensíveis ao toque, mordida e contato com alimentos ácidos, este é um sinal de alerta; pontas dos dentes frontais transparentes também indicam o início do desgaste, fique de olho! Por último, se você percebeu que algum dente lascou sem motivo aparente, procure um profissional. Como mencionamos anteriormente, as consequências do desgaste dental são irreversíveis, por isso, ao menor sinal deste problema, agende uma consulta para obter o correto diagnóstico. 

 

Estou com desgaste dental, e agora?

Agende uma consulta com profissionais de confiança. Além de identificarem o motivo causador desta condição e orientar quanto às medidas para evitar um avanço do problema, eles também poderão indicar tratamentos que te ajudem a corrigir eventuais problemas de função causados pelo desgaste dental e alternativas estéticas para que o seu sorriso volte a ter um aspecto saudável.