Conheça os tipos de aparelho ortodôntico e suas funções

Existem muito mais opções de aparelho ortodôntico do que você possa imaginar

 

Quando pensamos em aparelho, a primeira imagem que nos ocorre é o aparelho fixo, com peças em metal e aro. Porém, existem muitas outras variedades que podem ser utilizadas de acordo com cada indivíduo. E cada um destes aparelhos possui finalidade, valor e características distintas. Hoje vamos te apresentar cada um deles para acabar com todas as suas dúvidas. Confira: 

 

Aparelho móvel

Seu uso é recomendado para manter os dentes no local correto. Cada paciente possui um molde individual, pois ele deve encaixar perfeitamente sobre todos os dentes. Ele é indicado para crianças com ou sem dentição definitiva e pacientes que retiraram o aparelho fixo.

 

Aparelho fixo

O modelo mais tradicional e conhecido. Envolve a fixação de peças de metal, uso de borrachinhas e aro de metal. Este pode ser um tratamento exclusivo ou combinado com outros métodos, visando o realinhamento dos dentes, melhora da mastigação e estética do sorriso. 

 

Expansor palatino

Este aparelho é indicado para jovens com a mordida cruzada que precisam expandir o palato para o realinhamento dos dentes. Em adultos, a mesma correção exige intervenção cirúrgica. Por isso é necessário tratar problemas ortodônticos o mais cedo possível. 

 

Aparelho Fixo Estético

Possui a mesma função do aparelho ortodôntico fixo tradicional, mas possui suas peças em material transparente que podem ser porcelana, safira ou policarbonato, oferecendo um resultado estético mais discreto durante o tratamento. Você pode ter mais informações a respeito desse aparelho aqui. 

 

Aparelho Lingual

Indicado para tratamentos de curta duração, este aparelho é fixado na parte interna dos dentes, em contato com a língua. Além de ficar invisível para quem observa o seu sorriso, esse aparelho é útil para quem pratica esportes de contato como futebol americano, lutas esportivas e etc. 

 

Como saber o aparelho ortodôntico ideal para mim?

Somente um ortodontista poderá indicar o aparelho mais adequado para o seu tratamento. Se você precisa iniciar um tratamento, faça o quanto antes. 

Agende uma consulta, esclareça todas as suas dúvidas e evite problemas futuros!