COVID-19: cuidados que você precisa ter se está infectado

Tudo o que você precisa saber relacionados à sua saúde bucal e COVID-19

Segundo dados de 02/12 da OPAS, já são mais de 62.844.837 infectados e 1.465.144 mortes por COVID-19 em todo o mundo nestes 11 meses de pandemia. Já faz um ano que o primeiro caso foi registrado em Wuhan na China, mas ainda temos muito o que aprender. 

A transmissão do coronavírus ainda não reduziu e por isso, estar ciente de todos os cuidados que devem ser tomados é fundamental. Assim como o protocolo social que exige uso de máscaras, álcool em gel, distanciamento social e etc., alguns cuidados com a sua saúde bucal podem diminuir a chance de contrair a COVID-19.

 

Cuidados com a saúde oral que evitam a transmissão do vírus

 

Não empreste sua escova: mesmo que sejam membros da própria família, existem pacientes assintomáticos e eles transmitem a doença da mesma forma como alguém que possui sintomas. Além do mais, é necessário que faça a troca da escova sempre que ficar doente, ou após as cerdas começarem a perder seu formato/cor original.

Escove os dentes regularmente: A boca é porta de entrada para inúmeras doenças. Manter a escovação, uso de fio dental e enxaguante frequentes diminui as chances de que microorganismos e vírus se proliferem na sua boca.

Evite beijos: Fluidos da boca também transmitem a COVID-19 e outros vírus. Por isso é importante evitar beijos nesse momento de pandemia.

 

Suspeita que possui COVID-19? Esses são alguns dos sintomas orais da doença

 

Ausência ou alteração no paladar, boca seca e tosse seca. Se você possui qualquer um desses sintomas, procure imediatamente uma unidade de saúde, faça o teste e mantenha-se isolado até mesmo dos seus familiares. 

Se o seu teste de COVID-19 deu positivo, os cuidados com a saúde bucal devem ser reforçados, confira:

Escove os dentes e passe o fio dental sempre após cada refeição e antes de dormir. Não esqueça de higienizar muito bem a língua e os dentes próximos da garganta para evitar o agravo de infecções pulmonares e pneumonia por aspiração. Além disso, é importante manter a sua escova de dentes e limpador de língua imersos em uma solução à base de água e enxaguante bucal.

Após o tratamento, troque imediatamente a sua escova de dentes para evitar o risco de recontaminação. Cuide de você e de todos que ama. Mantenha o isolamento social e todas as medidas de higiene contra a COVID-19.