Dente do siso: é preciso retirá-lo?

Saiba o que é o dente do siso, e quando ele precisa ser extraído.

O dente do siso gera muitas dúvidas e polêmicas, principalmente sobre sua necessidade ou não de extração. Então hoje vamos explicar um pouco sobre ele, e quando é preciso extraí-lo.

O QUE É O DENTE DO SISO

Os últimos molares a nascer em nossa arcada dentária são chamados de sisos. A origem do nome vem do latim, e significa juízo. Isso porque eles costumam nascer entre os 16 e os 21 anos, a “idade do juízo”.

Por nascerem tardiamente, muitas vezes eles não encontram espaço na arcada, e podem ficar presos sob a gengiva. Isso faz com que provoquem inchaços na região, além de dor e desconforto.

Mesmo quando conseguem abrir espaço e nascem, os dentes do siso podem ficar mal posicionados. Nesses casos eles podem machucar a região, e provocar infecções pela dificuldade de higienização do local.

QUANDO O DENTE DO SISO PRECISA SER RETIRADO?

Quando o dente do siso provoca dor, desconforto, ou desalinhamento dos molares, a extração é indicada. Mas somente um dentista pode avaliar a situação e recomendar a retirada dos sisos.

A melhor idade para fazer uma avaliação da necessidade de extração dos dentes do siso é entre os 15 e 18 anos. Nessa fase, as raízes não estão calcificadas com os ossos, facilitando sua remoção.

A extração do dente do siso é como a de qualquer outro dente. É feita uma anestesia local, e geralmente o procedimento todo leva em torno de meia hora. Dependendo da complexidade, podem ser retirados 2 ou mais dentes do siso de uma só vez.

No período pós-operatório é normal que o paciente sinta um pouco de dor e fique com bastante inchaço no local. Se os sintomas não diminuírem após os primeiros dias da extração, entre em contato com seu dentista.

JD ODONTOLOGIA DIGITAL

A JD Odontologia Digital promove o melhor em Odontologia. Nossa equipe é comprometida, baseada na confiança, eficiência, transparência, e principalmente, respeito pelo nosso paciente.

Saiba mais e agende sua consulta! https://julianadalberto.com.br/

Fontes:

https://www.minhavida.com.br/saude/materias/20944-dente-do-siso-e-importante-extrai-los

https://segredosdomundo.r7.com/dente-siso/

https://www.odontoclinic.com.br/blog/e-realmente-necessario-extrair-o-dente-do-siso/