Dentes com cárie se regenerarão sozinhos!

Pesquisa com células-tronco pode ajudar no tratamento de dentes com cárie.

Em um futuro não tão distante, dentes com cárie poderão se regenerar sozinhos. Mas calma, você não vai se ver livre do dentista tão cedo!

Pesquisadores do King’s College de Londres descobriram que uma droga testada no tratamento do Alzheimer, chamada Tideglusib, pode reparar os dentes com cárie.

Ela estimula as células-tronco da polpa dental a produzir dentina, que é a parte dura responsável pela proteção de nossos dentes. 

COMO ACONTECE A CÁRIE

Quando a higiene bucal não é feita corretamente, as bactérias presentes na boca se acumulam e aderem ao dente. Elas utilizam o açúcar para produzir ácidos, que acabam danificando a estrutura dental e formam as cáries.

Se o paciente demora a procurar um dentista, o desgaste vai se aprofundando e pode chegar à dentina, onde está a polpa do dente. Quando a inflamação nessa região se agrava, a polpa não consegue mais se regenerar.

Nesse ponto a única solução é o tratamento de canal, ou a remoção do dente.

ESPERANÇAS COM A PESQUISA

E é exatamente nessa nova possibilidade que os pesquisadores apostam. No futuro, será possível aplicar o fator de crescimento em cima da polpa do dente. Com isso, será induzido o processo de recuperação do dente.

A polpa continuará viva, e produzindo uma nova camada de dentina, sem a necessidade do tratamento de canal ou remoção dos dentes com cárie.

As pesquisas com a Tideglusib para o tratamento de dentes com cárie ainda estão na primeira fase, de testes com células em laboratório.

Até virar um medicamento regulamentado para uso comercial será preciso percorrer um longo caminho. No cenário mais otimista, a substância poderá ser comercializada em aproximadamente 5 anos.

JD ODONTOLOGIA DIGITAL

A JD Odontologia Digital promove o melhor em Odontologia. Nossa equipe é comprometida, baseada na confiança, eficiência, transparência, e principalmente, respeito pelo nosso paciente.

Saiba mais e agende sua consulta! https://julianadalberto.com.br/

Fontes:

https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2019/09/30/saiba-como-em-um-futuro-proximo-dentes-com-carie-se-regenerarao-sozinhos.htm