Dentes sensíveis: dicas de como evitar

Distúrbio muito comum entre as pessoas, os dentes sensíveis são bastante incômodos. Conheça algumas dicas para evitar o problema.

Cerca de 40% da população brasileira sofre por ter dentes sensíveis. Mas você sabe o que é, de fato, esse problema?

A hipersensibilidade é causada pela exposição da dentina, parte mais interna do dente abaixo do esmalte, que, quando em contato com alimentos ou bebidas muito quentes, ou muito gelados, provoca uma dor aguda e de curta duração. Os principais responsáveis por essa exposição da dentina são o desgaste do esmalte dos dentes ou a retração gengival – deslocamento da margem da gengiva.

Se você sofre desse mal, veja abaixo algumas dicas que separamos que podem te ajudar:

Cuidado com os alimentos ácidos

Alimentos ou bebidas ácidas, como refrigerantes, frutas cítricas e energéticos, são vilões para o esmalte do dente. Não é necessário exclui-los por completo de sua dieta, mas tomar cuidado com a quantidade ingerida é muito importante.

Atenção à escovação dos dentes

Lembre-se que pela gengiva estar fragilizada, escovar os dentes é uma tarefa que requer muita atenção. Escove-os com movimentos suaves e curtos e utilize sempre uma escova com cerdas macias. Além disso, o uso de um creme dental específico para dentes sensíveis também é válido.

Dê um jeito nos maus hábitos

Pessoas que têm dentes sensíveis não podem usar palitos de dente ou cortar determinados objetos com os dentes (fita adesiva, por exemplo), pois hábitos como esses prejudicam a sensibilidade dentária.

Visite o seu dentista

Caso perceba que a sensibilidade dos seus dentes está muito comprometida, o ideal é ir o quanto antes ao seu dentista para ver como pode tratar o problema, pois, quando não tratado, consequências graves podem surgir, como cáries, gengivite ou periodontite.

Agende uma consulta aqui na Dedicatta para que a gente possa dar um jeito nos seus dentes sensíveis: (41) 3019-8533 | (41) 99803-8351.

Fontes: