Doenças na boca: quais são as que iniciam nessa região?

Algumas doenças, como anemia e diabetes, têm os seus primeiros sintomas manifestados por meio da boca. Saiba mais sobre as doenças na boca.

Quando se trata de doenças na boca, já vem à nossa mente algo como cárie ou gengivite, correto? Mas, cuidado: algumas doenças que, aparentemente, não têm relação alguma com a boca, podem apresentar seus primeiros sinais nessa região.

Confira quais são essas doenças, bem como os sinais que apresentam na cavidade oral:

Anemia

Doença resultado da falta de glóbulos vermelhos no corpo, a anemia se apresenta, na boca, através da língua com um aspecto mais lisa, brilhante e, muitas vezes, com secura.

Refluxo gastroesofágico

Que o mau hálito pode ser consequência da falta de escovação dos dentes, da língua e também da presença de cáries, boa parte das pessoas já sabe. Mas você sabia que esse sinal pode estar relacionado ao refluxo gastroesofágico, ou seja, a ação que o conteúdo do estômago tem ao subir para o esôfago? Portanto, muita atenção nisso!

Diabetes

O sintoma bucal que mais se destaca da diabetes é a presença constante do mau hálito. A xerostomia –  boca seca e muita sede – também é presente e, além dela, pode ser que lesões bucais também apareçam, como gengivite e cáries.

Câncer de boca

O câncer é uma condição que pode atingir toda e qualquer parte do corpo, inclusive a boca. Por isso, sempre fique esperto com sinais como feridas parecidas com aftas e que não cicatrizam em até 15 dias.

Sapinho

Nome popular para a candidíase pseudomebranosa, o sapinho normalmente se manifesta por membranas esbranquiçadas e que se aderem à mucosa bucal.

Leucemia

Outro tipo de câncer que pode se manifestar primeiramente na boca é a leucemia. Ela apresenta sinais como lesões ulcerativas e áreas necrosadas na região bucal. Além do mais, há também a presença de aumento da gengiva e no seu sangramento espontâneo.

É por conta de doenças na boca como essas que realizar o check-up preventivo digital® vale muito a pena. Agende a sua consulta aqui na Dedicatta e faça o seu: (41) 3019-8533 | (41) 99803-8351.

Fontes: