Estes hábitos estão acabando com a sua saúde bucal

Você possui pelo menos um hábito dessa lista que está prejudicando a sua saúde bucal

Mesmo que você escove o dente três vezes ao dia, não seja o maior fã de doces, use fio dental e enxaguante bucal conforme o seu dentista te orienta, alguns outros hábitos aparentemente inofensivos podem resultar em problemas bucais. Consegue adivinhar quais são? Confira a lista:

 

Escova de dentes antiga: A vida útil de uma escova é de no máximo três meses. E esse prazo diminui após uma gripe ou infecções bucais. Isso porque ao manter a escova, mesmo após ter se curado, você pode sofrer uma reinfecção. 

Mastigar só de um lado: Provavelmente você nem sabe que possui esse hábito, mas é importante observar. Isso porque ao mastigar sempre somente de um lado, você pode desenvolver distúrbios dolorosos como o ATM, desgastar o esmalte de dentes e equilibrar o esforço por toda a arcada dentária. 

Palitar os dentes: Ao contrário do fio dental, o palito de dente não consegue remover todos os resíduos presos ao dente. Para piorar ainda mais, o objeto pontiagudo pode causar lesões à gengiva e transportar bactérias para a sua boca, uma vez que não tem como saber se ele está realmente limpo. Na dúvida, tenha sempre fio dental na bolsa. 

Fumar: Além de provocar mau hálito e manchas nos dentes, língua e em todos os tecidos da boca, o cigarro também diminui a vascularização, favorecendo o surgimento de uma periodontite, que pode levar à perda dos dentes. 

Roer as unhas: Além de levar germes à sua boca, quando você rói as unhas ou morde objetos duros como canetas e lápis, corre o risco de sofrer uma retração gengival e danificar o esmalte dentário. 

Consumir bebidas alcoólicas em excesso: A acidez das bebidas, o excesso de açúcar e a redução de saliva produzida causada pela ingestão de bebidas alcoólicas pode favorecer problemas como cáries, erosão dentária e o favorecimento de infecções. 

 

E agora, como fica a minha saúde bucal?

 

O primeiro passo é marcar uma consulta com um profissional de sua confiança. Seja sincero e diga quais hábitos você possui. Ele irá analisar todo o seu histórico e propor um plano de tratamento realista que amenize possíveis danos presentes, além de um protocolo de prevenção para evitar outros problemas. Agende uma consulta hoje mesmo e cuide-se!