Extraiu o siso? 10 cuidados que você deve ter no pós

Para um bom pós-operatório de extração de siso, siga estas dicas

A extração do siso é geralmente recomendada quando o paciente sofre com o dente inflamado que não possui espaço para nascer, e com isso, irá prejudicar a mordida, desalinhando todos os dentes superiores ou inferiores. Apesar de ser um procedimento rotineiro, é preciso seguir uma série de cuidados após a operação que farão toda a diferença no resultado da cicatrização. 

Repouso: Não subestime a retirada dos sisos somente porque não está sentindo dor. Lembre-se que você está medicado. Para evitar dores, sangramentos e desconfortos, é preciso fazer o mínimo de esforço possível nas primeiras 24h, sempre deixando a cabeça um pouco mais elevada que o restante do seu corpo.

Gelo: Para diminuir o inchaço e amenizar a dor, o gelo é fundamental, principalmente no dia da cirurgia. Você pode repetir o procedimento de 30 em 30 minutos. E no primeiro dia após o procedimento, poderá utilizar a compressa morna por 10 minutos. 

Evite se expor ao sol: Durante os primeiros cinco dias, evite sair de casa. Se preciso, vá nos períodos mais frescos do dia e se proteja do sol. O aumento da temperatura corporal causado pelo sol pode dificultar a cicatrização.

Cuidado com a comida: Nos primeiros dias, evite se esforçar com a mastigação. Prefira alimentos pastosos e líquidos, com temperatura que varie de morno a gelado. O cardápio pode incluir sopas, caldos, sorvete, gelatinas, iogurtes e etc. É importante também evitar alimentos ácidos. 

A limpeza é fundamental: Lembre-se que é o local de uma cirurgia. É ideal que siga cuidadosamente as instruções de limpeza passados pelo seu dentista, atentando-se a qualquer resíduo que possa ficar parado e causar inflamações. 

Siga a receita médica: Os medicamentos têm o objetivo de aliviar a dor e prevenir infecções. Caso ainda esteja sentindo desconfortos mesmo respeitando o horário, ligue para seu médico e veja se existem outras alternativas para que o pós-operatório seja mais tranquilo.

Não fume ou consuma bebidas alcoólicas: O álcool pode influenciar na ação dos medicamentos prescritos e o cigarro pode aumentar o risco de infecções, não arrisque. 

Mantenha-se hidratado: Consumir bastante água é fundamental para manter nosso corpo saudável e estimular a salivação. 

Evite banhos muito quentes: A água em alta temperatura causa o mesmo efeito que o sol, dificultando a cicatrização.

Não retire os pontos em casa: Mesmo que os pontos comecem a afrouxar, não retire-os em casa. Ligue para seu dentista e agende uma consulta. Ele irá verificar o processo de cicatrização e tirar os pontos caso já seja possível. 

 

Precisa extrair o siso? Conte com a nossa equipe

O consultório da Dra. Juliana Dalberto conta com um verdadeiro exército de profissionais altamente capacitados em diversas especialidades que poderão te ajudar. Agende um horário hoje mesmo e pare de sofrer com os incômodos do siso!