Mau hálito: conheça as principais causas desse problema

O mau hálito é uma patologia que constrange e limita a rotina de muitas pessoas diariamente

 

Apesar de ser um problema de saúde muito comum, raramente os pacientes tem conhecimento de que em 75% dos casos o mau hálito pode ser facilmente resolvido pois tem a sua origem em algum problema bucal. Por isso é tão importante comparecer regularmente ao dentista.

Apenas uma pequena parcela é causada por doenças sistêmicas como doenças renais ou hepáticas, distúrbios gastrointestinais, problemas pulmonares e diabetes. Mas é importante ressaltar que em todos os casos o mau hálito pode ser tratado e resolvido utilizando os especialistas e meios corretos. 

 

Os principais problemas bucais que causam halitose são:

Halitose matinal: Este problema é bastante comum. E se predominante apenas no período da manhã, basta que o paciente higienize a boca para que os sintomas desagradáveis desapareçam. 

Xerostomia: Condição caracterizada pela precária produção de saliva, a Xerostomia contribui para o mau hálito pois a saliva que deixa de ser produzida não consegue fazer a correta higiene da boca, contribuindo para a proliferação de bactérias. 

Gengivite e Periodontite: Causadas pela má higiene, esta doença bucal é caracterizada pelo acúmulo de placa bacteriana que gera uma produção de toxinas e pode causar mau hálito severo e outras consequências irreversíveis.

Cárie: Neste quadro, o mau hálito é causado devido ao acúmulo e fermentação de bactérias e restos de alimentos acumulados. A cárie também pode resultar em muita dor e perda do dente. 

Problemas na higiene bucal: Se a higiene bucal não é feita corretamente, as bactérias irão metabolizar os restos de alimentos armazenados e causar um odor desagradável. 

 

Independente do cenário em que o paciente se encontra, é importante ressaltar que todos estes problemas podem ser resolvidos por meio do tratamento adequado. Se a halitose ocorre devido a problemas na dieta, pode-se procurar um nutricionista. Se a causa é algum problema bucal, agende uma consulta no seu dentista. Se a causa envolve distúrbios gastrointestinais, consulte-se com um especialista na área e assim em diante. 

 

E você, está com as visitas ao dentista em dia?