Quais são as causas dos dentes encavalados?

Os dentes encavalados fazem muita gente sentir vergonha do próprio sorriso, escondendo-o com frequência. 

Porém, mesmo sendo portador desse problema, muitos pacientes não sabem quais as origens e como tentar evitar o surgimento desta condição. Por isso, preparamos esta matéria completa para você se inteirar sobre o assunto.

 

Quais as principais causas dos dentes encavalados?

 

Falta de espaço

Caso o dente permanente já esteja pronto para nascer, porém o dente de leite não tenha caído, poderá ocorrer o encavalamento. Neste cenário, o paciente continua tendo os dois dentes, o de leite e o permanente, sendo necessário a intervenção de um dentista para reconfigurar a estrutura. 

 

Genética

A hereditariedade pode ser responsável pelos dentes encavalados, pois a herança genética é responsável por determinar tamanho do maxilar, dentes, espaço na boca e até mesmo malformações faciais. 

 

Maus hábitos

Costumes como chupar chupeta, empurrar os dentes com a língua, roer as unhas e até mesmo morder objetos podem contribuir para o desalinhamento e dentes encavalados. 

 

Traumas

Eventuais pancadas, lesões e traumas que ocorrem na região também podem ser responsáveis por causar este problema. 

 

Quais são os tratamentos disponíveis?

Atualmente, o adulto ou criança que possui dentes encavalados precisará fazer uso de aparelho ortodôntico fixo. Caso o dente de leite ainda esteja na arcada dentária, ocupando o espaço do dente permanente, será feita a remoção cirúrgica e, posteriormente, a inserção de aparelho fixo para alinhar novamente o sorriso, promovendo mais funcionalidade à mandíbula e fim aos incômodos deste dente mal posicionado. 

A duração do tratamento varia de acordo com cada paciente, sendo estipulado no momento da avaliação e reavaliado conforme a evolução. 

 

Precisa tratar dentes encavalados?

Fale com a equipe da Dra. Juliana Dalberto. Nosso consultório possui especialistas em diversas áreas que poderão te auxiliar neste processo do início ao fim, esclarecendo todas as dúvidas e oferecendo as melhores opções de acordo com o seu diagnóstico.