Qual a importância de higienizar a língua?

A higienização da língua é fundamental, e nós vamos te ensinar a prevenir desconfortos

A língua serve como uma espécie de termômetro para avaliar superficialmente como anda a sua saúde, com foco na parte bucal. Deixar de higienizar essa região pode trazer problemas como periodontite e gengivite. Ela também serve como um detector para problemas renais, digestivos, e do hepáticos.

Você já ouviu falar de saburra lingual? Ela nada mais é do que o acúmulo de partículas de alimentos que ficam depositados na língua, formando uma camada esbranquiçada e desagradável. De lá podem surgir problemas que variam de halitose a periodontite.

 

E como eliminar?

Simples, realizando a higiene bucal adequada para a região. Essa medida também serve para evitar que o problema ocorra novamente. 

 

Como evitar desconfortos na limpeza?

Muitos pacientes relatam episódios de ânsia ao tentar higienizar a língua e por isso, deixam de fazer a limpeza adequada. O primeiro passo é higienizar toda a boca. Feito isso, existem dois métodos que vamos apresentar a seguir:

 

Use a escova: Coloque um pouco de pasta de dentes sobre as cerdas ou as costas (caso ela tenha um limpador de língua) e inicie a higiene com cuidado e leveza, indo do fundo para a frente. 

Com o limpador de língua: Ele é a escolha de muitos pacientes que sentem ânsia ao higienizar o local pois o desconforto pode diminuir consideravelmente. Basta “arrastá-lo” em um único movimento de dentro para fora, enxaguando e limpando com água quente após cada uso. Isso evitará a proliferação de fungos e bactérias. 

Além disso, é importante consultar-se regularmente com um dentista que irá avaliar a sua saúde bucal e aconselhar eventuais trocas de produtos de higienização ou procedimentos que possam ser necessários para que sua boca esteja sempre saudável e livre de infecções. E você, já escovou a sua língua hoje?