Saúde da gengiva: a importância de cuidar bem dela

A saúde da gengiva influencia desde a forma como sorrimos até como nos alimentamos.

Você sabia que até mesmo a forma como sorrimos pode estar relacionada à saúde da gengiva?

Pesquisadores da Universidade de Michigan avaliaram o sorriso de 21 pacientes, e perceberam que quanto mais problemas periodontais eles tinham, mais cobriam a boca ao sorrir.

Além disso, quanto mais retração gengival a pessoa tinha, menos mostrava os dentes ao sorrir. Isso mostra que a saúde da gengiva e da boca em geral estão diretamente ligadas à nossa qualidade de vida, e à maneira como nos relacionamos com os outros.

SAÚDE DA GENGIVA E SUA IMPORTÂNCIA

Além de afetar a autoestima, como vimos acima, a saúde da gengiva também pode influenciar em todo o nosso organismo.

O International Dental Journal inclui as doenças na gengiva entre as doenças que representam um grave problema de saúde pública. 

Isso porque elas impactam fortemente a comunidade, causando dor e sofrimento nas pessoas, que provocam a perda de funções e redução na qualidade de vida.

ESTÀGIOS DAS DOENÇAS NA GENGIVA

O primeiro estágio da doença da gengiva é a gengivite, nome dado à inflamação na região. Ela provoca sangramento da gengiva, que pode se intensificar ao escovar os dentes ou passar fio dental.

Quando a gengivite se agrava, passa para o segundo estágio, chamado de periodontite. Nesse ponto, as estruturas dos dentes e da gengiva começam a ser danificadas. 

Nessa fase, formam-se bolsas na gengiva, os dentes amolecem e se afastam, a gengiva se retrai e provoca o mau hálito. Nos estágios mais avançados, perde-se os dentes.

JD ODONTOLOGIA DIGITAL

A JD Odontologia Digital promove o melhor em Odontologia. Nossa equipe é comprometida, baseada na confiança, eficiência, transparência, e principalmente, respeito pelo nosso paciente.

Saiba mais e agende sua consulta! https://julianadalberto.com.br/

Fontes:

https://www.colgate.com.br/oral-health/conditions/gum-disease/ada-04-gum-health-may-influence-smile-patterns