Tudo o que você queria saber sobre clareamento dental em gel

O clareamento dental em gel é uma excelente opção para pacientes que desejam um sorriso mais branco

 

Com uma rápida pesquisa você encontrará diversos tipos de clareamento dental. Dos mais rápidos aos mais longos. Cada um tem especificações e técnicas diferentes. É importante alertar que o procedimento de clareamento é irreversível e alguns procedimentos, principalmente os mais rápidos, são mais agressivos. 

Dentre todas as opções disponíveis hoje no mercado, apenas uma é comprovadamente mais duradoura e eficaz: a técnica de clareamento dental em gel com moldeira. Além dos benefícios listados acima, como o clareamento se dá de forma gradavita, o paciente poderá permanecer mais ou menos tempo fazendo o uso do kit disponibilizado pelo dentista conforme o resultado que deseje, mais claro ou mais natural. É importante ressaltar que o acompanhamento semanal é essencial para que o tratamento seja bem sucedido. 

 

Mas afinal, como funciona?

Primeiramente o profissional responsável irá avaliar se a sua saúde bucal está em perfeitas condições. Caso tudo esteja dentro dos conformes, o dentista fará um molde de gesso dos seus dentes, semelhante ao usado para aparelhos móveis e desenvolverá placas chamadas moldeiras, que o paciente vai utilizar por um determinado período que pode variar entre duas e três semanas. 

Junto das moldeiras o paciente receberá um gel clareador à base de peróxido de carbamida. O uso é bem simples. Basta que você preencha a moldeira com este gel e use por um período máximo de 60 minutos ao dia, retirando em seguida. Você precisará fazer um acompanhamento semanal para verificar se tudo está ocorrendo conforme o planejado e também para avaliar se já chegou no tom desejado. 

Após a finalização do clareamento é importante tomar alguns cuidados para que o procedimento seja mais duradouro (um clareamento pode levar de 6 meses a 2 anos até precisar de retoques). Enxágue ou escove os dentes imediatamente após se alimentar e utilize cremes dentais específicos para clareamento dental. 

Pessoas que fazem uso de cigarro ou consomem com frequência alimentos que escurecem os dentes (como chocolate, vinhos, molhos industrializados e beterraba) podem precisar fazer a manutenção (que dura de 2 a 3 dias) com maior frequência. 

 

Existem contraindicações para o tratamento de clareamento dental em gel?

Sim, pacientes que possuem manchas causadas pela fluorose não terão bons resultados. É preciso também estar com a saúde bucal em dia, com a ausência de problemas na gengiva, cáries, restaurações defeituosas, ou problemas de formação de esmalte. O procedimento também não é recomendado para pessoas que possuem alergia aos componentes do gel clareador, que estejam grávidas ou que tenham menos de 15 anos. 

 

Como definir o tom ideal?

Para evitar um sorriso exageradamente branco e artificial, a Dra. Juliana Dalberto faz uma análise do rosto e da cor da pele que irá determinar o tom ideal para que o resultado seja harmônico em cada paciente. 

Ficou com vontade de deixar o seu sorriso ainda mais belo? Agende uma consulta hoje mesmo e comece seu clareamento dental!