Verdade ou mito? 10 dúvidas frequentes dos pacientes

Para acabar de vez com as principais dúvidas dos nossos pacientes, hoje vamos esclarecer: é verdade ou mito?

Existem receitas caseiras que ouvimos desde crianças, posts que vemos nas redes sociais e até produtos que surgem no mercado com propostas que parecem irresistíveis. Mas como identificar o que é verdadeiro do que é falso? Fizemos uma curadoria com as principais dúvidas que ouvimos e montamos um post para esclarecer tudo para você.

 

Verdade ou mito?

Para limpar os dentes preciso de muita pasta: Mito. Você deve utilizar uma pequena quantidade de pasta no meio das cerdas para evitar que ela seja engolida. A verdadeira responsável pela boa higienização é a escova de dentes aliado aos movimentos corretos ensinados em consultório.

Hortaliças são fundamentais para a saúde bucal: Verdade. Uma alimentação saudável ajuda a prevenir cáries e outros problemas de saúde. A mastigação também auxilia na produção de saliva que reveste os dentes com flúor natural.

Chiclete sem açúcar previne a cárie: Mito. Não ajuda a prevenir as cáries porém também não contribui para o aparecimento delas. Além disso, a mastigação frequente de chicletes pode levar à fadiga muscular e contribuir para problemas como o bruxismo.

Clareamento deixa os dentes sensíveis: Verdade. O problema não é sentido por todos os pacientes, porém alguns relatam esse problema após o procedimento. A porcentagem de clareador e a permeabilidade do dente influenciam nesse quesito. ´Mas já existem produtos clareadores que ajudam a diminuir possíveis desconfortos.

Enxaguantes bucais substituem a escovação: Mito. Fio dental e escovação são fundamentais para manter a higiene bucal e prevenir doenças. O enxaguante bucal é apenas um complemento. 

Escovação em excesso prejudica os dentes: Verdade. Isso pode provocar o desgaste do esmalte do dente e encolhimento da gengiva. Escovar os dentes de forma adequada 3 vezes ao dia é o mais indicado.

Extrair o dente do siso é obrigatório: Mito. A extração deve ser feita apenas quando o dente está causando dor ou atrapalhe o desenvolvimento dos outros dentes. 

Alimentos podem escurecer os dentes: Verdade. Vinhos, chás escuros, café e até mesmo chocolate podem deixar seus dentes amarelados quando consumidos em excesso. 

Perder os dentes ao envelhecer é normal: Mito. Os dentes só irão cair caso a higienização não seja adequada, surjam doenças bucais severas, traumas ou composição genética. Visitas regulares ao dentista e boas escovações previnem esse problema.

Devo trocar de escova frequentemente: Verdade. A escova deve ser trocada em algumas hipóteses: a cada três meses, após você ficar doente ou caso as cerdas se deformem e percam a sua funcionalidade. 

Agora que você já sabe o que é verdade ou mito, fique de olho na higienização bucal, faça visitas frequentes ao dentista e nunca mais caia em notícias falsas que circulam por aí!