Você sabia que a escova de dentes precisa de cuidados?

Sua escova de dentes tem contato direto com uma área que pode ser porta de entrada para inúmeras doenças

 

Por isso é tão importante cuidar bem dela, assim como damos atenção a outras manutenções que fazemos em nosso dia a dia. 

Imagine o cenário: algumas vezes ao dia você repete o mesmo ritual: vai até o banheiro, escova os dentes e devolve a escova para o mesmo lugar. Ela passará o restante do dia acumulando diversas bactérias que circulam pelo ambiente, e você tornará a usá-la mais tarde. 

 

Mas e se toda essa sujeira fosse visível, você continuaria usando a escova de dentes sem nenhuma manutenção?

 

Provavelmente não. Lembre-se, não é porque você não consegue ver, que as bactérias não estão lá. Mas vamos ao que interessa: que cuidados você precisa ter com a sua escova de dentes?

 

Lave e enxague a escova antes de usar

Desta forma você irá remover os germes e sujeiras acumulados. É importante repetir o processo depois de escovar os dentes e secá-la dando uma leve batidinha. 

 

Não use porta-escovas ou capinha protetora

Estes dois recursos aumentam a chance de desenvolver um ambiente propício para a proliferação de bactérias que podem afetar a sua saúde. Deixe-a secar totalmente na vertical e longe do vaso.

 

Mantenha a escova de dentes longe do vaso sanitário

Caso não seja possível deixar a sua escova de dentes fora do banheiro, prefira armazená-la seca em um armário fechado, o mais distante possível do vaso sanitário. Se deixada sobre a pia, ela pode se contaminar facilmente com germes e sujeira contidos no vaso.

 

Troque a escova a cada 3 meses 

Além de se desgastar neste período, comprometendo a eficiência da limpeza, ela irá acumular sujeira que pode ser prejudicial. Também é recomendável trocar de escova sempre que ficar doente, mesmo que seja apenas um resfriado.

 

Não compartilhe a sua escova

Não importa se é seu marido, filho ou irmão. A escova de dentes é de uso pessoal. O compartilhamento aumenta o risco de transmissão de doenças.

 

Higienize a escova de dentes uma vez por semana

Deixe as cerdas submersas por 15 minutos em um pote com enxaguante bucal ou borrife a solução sobre as cerdas da escova. Este procedimento ajudará a eliminar grande parte das bactérias que se alojaram ali. 

Agora que você já sabe todos os cuidados que deve ter com a sua escova de dentes, que tal colocar a manutenção em dia? Também não se esqueça de fazer consultas periódicas com seu dentista para cuidar da sua saúde bucal como ela merece!